Colaborações entre Artistas e Designers de Moda no contexto da Moda Contemporânea
- correntesmoda
- 25 de abr. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2021
No contexto da moda contemporânea, a colaboração entre artistas e designers de moda é cada vez mais evidente, quer na categoria da criação e processos criativos, quer na área da comunicação, imagem e produção.
Raf Simmons X Sterling Ruby
Uma das mais notáveis colaborações entre artistas e designers de moda é a relação entre Raf Simons e Sterling Ruby, relação artística essa com o artista de Los Angeles que já data desde 2005. Sterling Ruby explora várias áreas como a cerâmica, colagem, pintura e escultura e até já enveredou por criar vestuário para ele mesmo e como forma de expressão.
Juntos já colaboraram em várias marcas nas quais Raf Simmons tinha o título diretor criativo. Foi primeiro abordado por Simmons para projetar o interior da sua loja em Tokyo, solidificando esta relação artística que mais tarde se transpôs para o vestuário.
Raf Simons Tokyo Store, 2008.
Na sua primeira coleção de Alta Costura como diretor criativo da Dior, Simmons colaborou com Ruby, inspirando-se nos quadros do artista para desenvolver tecidos únicos em seda, exibidos nas silhuetas clássicas da marca francesa.
Todo este seu processo criativo para a coleção Alta Costura, Primavera 2012 da Dior está documentado no filme “Dior and I” (2014).
Dior Haute Couture Fall/Winter 2012.
Os dois colaboraram também na própria marca de Raf Simmons, numa coleção masculina, apresentando uma coleção com coordenados pintados e manipulados à mão, assim como estampados com disposições e cores inspiradas no trabalho de Ruby.
Raf Simons, Fall/Winter 2014.
Quando Simmons foi nomeado diretor criativo de Calvin Klein em 2016, os dois juntaram-se para dar uma nova vida à flagship store em Madison Avenue, New York. O que era uma loja conhecida pelo seu estilo minimal, ficou coberta por tinta amarela e elementos de decoração artesanais, vermelhos e azuis. Isto resultou numa loja esteticamente semelhante a uma instalação artística.
Calvin Klein, Flagship Store New York Store, 2017.
Takashi Murakami
Takashi Murakami é um artista japonês contemporâneo, cujo trabalho abrange várias formas de expressão artística desde a pintura até à arte digital. Murakami é o pioneiro no seu próprio estilo, inspirado no anime japonês em combinação com obras de arte da cultura pop, marcado pela a utilização de cores vibrantes. Fundou o movimento artístico pós-modernista “superflat”, que se caracteriza não só pela influência da cultura japonesa nos inúmeros trabalhos artísticos 2D ao longo da história (falta de tridimensionalidade gera o termo flat), mas também pela reflexão sobre a superficialidade da cultura de consumo. A arte de Takashi Murakami confunde os limites entre as belas artes e a arte comercial, com trabalhos que vão desde pinturas e esculturas tradicionais até a arte digital, design gráfico e filmes, moda, design e desenvolvimento de produtos. Murakami contribuiu na democratização da arte na contemporaneidade.
Ao longo da sua carreira, Murakami colaborou com diversas marcas de moda, desde o segmento de luxo com marcas como a Louis Vuitton e Issey Miyake, até marcas de streetwear como a Supreme. Além disso, é conhecido pelas suas colaborações em projetos com músicos como Kanye West, Pharrel Williams, Britney Spears, Billie Eilish e J Balvin.
Louis Vuitton x Takashi Murakami, 2003.
Issey Miyake x Takashi Murakami, 2000.
Supreme x Takashi Murakami, 2020.
Gucci X Trouble Andrew
Em 2016, Alessandro Michele convidou o artista Trevor Andrew, ex-snowboarder olímpico que se estabeleceu como artista, com a técnica do graffiti. Ficou conhecido pelos seus rabiscos do logótipo da marca Gucci por toda a cidade de New York, que partilhava nas redes sociais com a hashtag #GucciGhost, que se tornou o seu apelido.
Juntos colaboraram numa coleção com peças da marca de luxo, incluindo acessórios, vestuário, sapatos e até peças de decoração, com estampados e motivos criados pelo artista, com efeitos de graffiti e aparência vandalizada atualizada, trazendo uma audiência mais nova com um visual mais moderno. Esta colaboração não só resultou em artigos de vestuário, mas também em projetos de marketing e comunicação, com experiências digitais e eventos artísticos.
Gucci x Trouble Andrew, # GucciGhost, Fall 2016.
Vanessa Beecroft
Vanessa Beecroft é uma artista contemporânea de performance, que também trabalha com fotografia, vídeo, escultura e pintura. Muitos dos seus trabalhos centram-se no uso de modelos em grande número colocadas em posições estáticas durante horas. Apesar de incorporar o nu em vários projetos, as roupas e a moda no trabalho de Vanessa Beecroft tornaram-se igualmente importantes. O seu trabalho, principalmente na fase inicial da sua carreira, foi focado na ideia de género e apresentava algumas características autobiográficas.
A partir de 2008, Beecroft começou a trabalhar com Kanye West em colaborações e projetos comerciais, desde a videoclipes até a direção de desfile para a marca Yeezy.

Vanessa Beecroft x Yeezy, Season 2, 2015.
Além disso, Vanessa Beecroft colaborou na direção de apresentação de coleções para marcas como Prada, Helmut Lang e Valentino.
Da esquerda para a direita, respetivamente: Vanessa Beecroft x Prada, 2000. Vanessa Beecroft x Helmut Lang, 2002. Vanessa Beecroft x Valentino, 2016.
Alexander McQueen X Damien Hirst
Em 2013, Damien Hirst colaborou com a marca Alexander Mcqueen, no âmbito de produzir uma coleção cápsula de lenços de seda estampados, inspirados no tópico da Entomologia. Foram produzidos 30 designs, com borboletas e outros insetos, característicos do trabalho de Hirst, posicionados de forma a criar uma caveira, iconografia da marca Mcqueen. Esta coleção exclusiva marcou o aniversário de 10 anos da sua primeira colaboração com o designer, tornando estes acessórios coleccionáveis de grande valor.
Damien Hirst X McQueen, 10th Anniversary Scarf collection, 2013
Esta colaboração foi também acompanhada com um video promocional, criado por Sølve Sundsbø, fotógrafo de moda norueguês estabelecido no ambiente artístico de Londres.
Comments