Tim Walker: Influência da Arte na Fotografia de Moda no contexto da Moda Contemporânea
- correntesmoda
- 26 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Tim Walker é um fotógrafo de moda britânico que trabalha frequentemente para várias revistas de moda conhecidas mundialmente, como a Vogue, a W e LOVE. O seu estilo de fotografia é inconfundível e caracteriza-se principalmente pelo surrealismo, encenação extravagante e motivos românticos de contos de fadas.
A exposição Tim Walker: Wonderful Things no museu Victoria&Albert em 2019 foi a maior exposição do fotógrafo britânico até o momento. A exposição incluiu uma secção de retrospectiva da carreira do fotógrafo, mas a maior parte da exposição é focada num novo projeto: uma série de fotografias criadas especificamente para a exposição.
Tim Walker foi convidado a escolher dez objetos da coleção do V&A e fazer uma série de imagens inspiradas em cada um. Assim, a exposição celebra o papel central que a arte e o V&A desempenharam no seu processo criativo. As fotografias de Tim Walker, além de altamente conceptuais e criativas, pela fantasia, surrealismo, cor e distorção de planos, celebram também a diversidade, a diferença e a individualidade, incentivando a indústria da moda a ser mais inclusiva.
Pela respetiva ordem:
Fig. esquerda: Tim Walker, Box of Delights, James Spencer. 2018.
Fig. direita: Embroidered Casket, About 1675, England. Victoria and Albert Museum.
Fig. esquerda: Tim Walker, Illuminations, Sara Grace Wallerstedt. Fashion: Moncler 1 Pierpaolo Piccioli, London, 2018.
Fig. direita: Tobias and Sara on their Wedding Night, about 1520 Cologne, Germany. Victoria and Albert Museum.
Fig. esquerda: Tim Walker, Pen & Ink, Duckie Thot, Aubrey’s shadow. Fashion: Saint Laurent. London, 2017. Tim Walker Studio.
Fig. direita: Aubrey Beardsley, The Peacock Skirt, 1894. The V&A collection, Victoria and Albert Museum, London.
Fig. esquerda: Tim Walker, Cloud 9, Radhika Nair. Fashion: Halpern and Dolce & Gabbana. Pershore, Worcestershire, 2018. Tim Walker Studio.
Fig. direita: Krishna and Indra, about 1590, Lahore. The V&A collection, Victoria and Albert Museum, London
Fig. esquerda: Tim Walker, Lil' Dragon Ling Ling and the Dragon. Fashion: Marta Hermosillo Lopez and Eelko. London, 2018. Tim Walker Studio.
Fig. direita: Snuff box, Lacquer panels about 1745, gold mounts about 1800. The Rosalinde and Arthur Gilbert Collection on loan to the Victoria and Albert Museum, London.
A sua inspiração na arte também está presente em outros projetos variados, sendo alguns exemplos a inspiração em Egon Schiele, John Singer Sargent e Hokusai.
Tim Walker inspirado em Egon Schiele, 2017.

Fig. esquerda: Tim Walker, para a British Vogue, Julho 2005.
Fig. direita: “Carnation, Lily, Rose”, John Singer Sargent, 1885-86.
Fig. esquerda: Tim Walker, Xiao Wen Ju with Hokusai's Great Wave of Kanagawa, Eglingham, Northumberland, 2012.
Fig. direita: A Grande Onda de Kanagawa, Katsushika Hokusai, 1820–1831.
Comments